Recital de órgão de Marco Brescia, dia 17 de Setembro, na Igreja da Misericórdia

O próximo evento da série Recitais Comentados 2017, programação promovida pela parceria Órgãos Históricos de Santarém, tem lugar dia 17 de Setembro, domingo, às 17h30, na Igreja da Misericórdia, em Santarém. A execução musical estará a cargo do organista Marco Brescia, organista italiano-brasileiro radicado no Porto. Este rectial constitui a estreia deste organista no acervo patrimonial Órgãos Históricos de Santarém.

Os comentários falados estarão a cargo de David Paccetti Correia, director artístico da série Recitais Comentados.

O espectáculo é preenchido com repertório do final do século XVIII e da primeira metade do século XIX de autores portugueses e autores italianos: Marcos Portugal (1762-1830), Frei Francisco de São Boaventura (fl. 1773-1802), Padre Davide da Bergamo (1791-1863), Giovanni Morandi (1777-1856), Vicenzo Bellini (1801-1835) e Frei José Marques e Silva (1782-1837).

Marco Brescia, radicado no Porto, especializou-se na interpretação historicamente informada da música de tecla de tradição ibérica e italiana. Tem actuado em festivais e ciclos internacionais, com destaque para Jornadas Internacionales de Órgano de Zaragoza (Espanha), Festival de Estoril/Lisboa (Portugal) e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (Brasil). É Mestre em Interpretação da Música Antiga/ Órgão Histórico pela Universitat Autònoma de Barcelona, tendo obtido matrícula de honor. É Doutorado em Musicologia Histórica/ Organologia pela Universidade Paris IV – Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa, com obtenção da menção máxima. Foi condecorado com a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek.

O órgão histórico da Igreja da Misericórdia de Santarém foi construído em 1818, com o n.º 87, pelo relvante organeiro António Xavier Machado e Cerveira, e restaurado em 2009 por Dinarte Machado.

A série Recitais Comentados 2017 – cinco espectáculos de órgão solo, um por mês, de Junho a Outubro- tem como objectivo trazer até ao público dos Órgãos Históricos de Santarém organistas de proveniências variadas, com o repertório favorito de cada um destes organistas e a sua perspectiva interpretativa musical própria. Também pretende disponibilizar ao público alargado eventos musicais de duração inferior a uma hora pontuados por comentários falados, pistas facilitadoras da compreensão do repertório executado.

Recital seguinte da série Recitais Comentados 2017: dia 15 de Outubro, domingo, 17h30, na Igreja da Piedade, recital de Radoslaw Marzec, organista polaco, recital de encerramento da série.

Mais informações em www.ohs.pt e https://www.facebook.com/historical.organs.santarem


David Paccetti Correia
Coordenador dos ÓHS
Para mais informações, por favor contacte-me:
coordenador.ohs@ohs.pt 969724956