Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica, que não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da sua vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

No âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário e ao nível da intervenção social, são desenvolvidas respostas ajustadas às necessidades e expetativas das pessoas, que procuram a prestação de cuidados e serviços no seu domicílio.

Toda a intervenção é centrada na pessoa, tendo em conta, o conceito multidimensional de qualidade de vida, que abrange as dimensões de bem-estar emocional, material e físico, relações interpessoais, desenvolvimento pessoal, autodeterminação, inclusão social e direitos, considerando o cliente/utente como um todo, numa visão holística.

São prestados nos domicílios dos clientes/utentes os seguintes cuidados e serviços:

  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Tratamento de roupas do uso pessoal e de cama do(a) cliente/utente;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, recreação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades/serviços da comunidade.
  • Massagem terapêutica e massagem de relaxamento.

O SAD pode, ainda, assegurar outros serviços, designadamente:

  • Formação e sensibilização dos(as) familiares e cuidadores(as) informais para prestação de cuidados aos(às) clientes/utentes;
  • Apoio psicossocial;
  • Transporte para atividades socioculturais e outras;
  • Cuidados de imagem;
  • Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;
  • Realização de atividades ocupacionais

O Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Santarém, num processo de Empowerment, coloca ênfase na construção das capacidades dos clientes/utentes, tendo sempre em atenção os seus desejos e as suas escolhas para participarem nas diferentes atividades socioculturais  promovidas pela Instituição e/ou em atividades inter-institucionais desenvolvidas a nível concelhio, na perspetiva da promoção da autonomia e combate ao isolamento social.

Os cuidados e serviços prestados em Serviço de Apoio Domiciliário são assegurados por uma equipa multidisciplinar de profissionais, com formação especifica, de modo a garantir a qualidade e eficácia dos mesmos, é constituída por:

  • Diretor(a) Técnico(a)
  • Técnico(a) Superior de Serviço Social
  • Ajudantes Familiares / Domiciliário
  • Trabalhador(a) de Serviços Gerais

 O SAD funciona 365 dias por ano em regime diurno todos os dias da semana, incluindo Sábados, Domingos e Feriados

Horário de Funcionamento:

Atendimento social:

De Terça a Quinta-feira: 09:00 às 12:00

 

Prestação de serviços no Domicílio:

Segunda-feira a Sexta-feira: 08:30 às 20:00

Fins de semana e Feriados: 08:30 às 13:30

Contactos e Local das instalações

Morada: Largo Cândido dos Reis nº17 – 2000 – 241 Santarém

Endereço Eletrónico: [email protected]

Telefone Geral: 243 305 260

(Custo da chamada para rede fixa nacional)

Folheto SAD 2017 para download

Regulamento Interno Serviço de Apoio Domiciliar – SAD

SCMS – Plano de Contingência -SAD