O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica, que não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da sua vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
No âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário e ao nível da intervenção social, são desenvolvidas respostas ajustadas às necessidades e expetativas das pessoas, que procuram a prestação de cuidados e serviços no seu domicílio.
Toda a intervenção é centrada na pessoa, tendo em conta, o conceito multidimensional de qualidade de vida, que abrange as dimensões de bem-estar emocional, material e físico, relações interpessoais, desenvolvimento pessoal, autodeterminação, inclusão social e direitos, considerando o cliente/utente como um todo, numa visão holística.
São prestados nos domicílios dos clientes/utentes os seguintes cuidados e serviços:
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
- Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
- Tratamento de roupas do uso pessoal e de cama do(a) cliente/utente;
- Atividades de animação e socialização, designadamente, recreação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades/serviços da comunidade.
- Massagem terapêutica e massagem de relaxamento.
O SAD pode, ainda, assegurar outros serviços, designadamente:
- Formação e sensibilização dos(as) familiares e cuidadores(as) informais para prestação de cuidados aos(às) clientes/utentes;
- Apoio psicossocial;
- Transporte para atividades socioculturais e outras;
- Cuidados de imagem;
- Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;
- Realização de atividades ocupacionais
O Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Santarém, num processo de Empowerment, coloca ênfase na construção das capacidades dos clientes/utentes, tendo sempre em atenção os seus desejos e as suas escolhas para participarem nas diferentes atividades socioculturais promovidas pela Instituição e/ou em atividades inter-institucionais desenvolvidas a nível concelhio, na perspetiva da promoção da autonomia e combate ao isolamento social.
Os cuidados e serviços prestados em Serviço de Apoio Domiciliário são assegurados por uma equipa multidisciplinar de profissionais, com formação especifica, de modo a garantir a qualidade e eficácia dos mesmos, é constituída por:
- Diretor(a) Técnico(a)
- Técnico(a) Superior de Serviço Social
- Ajudantes Familiares / Domiciliário
- Trabalhador(a) de Serviços Gerais
O SAD funciona 365 dias por ano em regime diurno todos os dias da semana, incluindo Sábados, Domingos e Feriados
Horário de Funcionamento:
Atendimento social:
De Terça a Quinta-feira: 09:00 às 12:00
Prestação de serviços no Domicílio:
Segunda-feira a Sexta-feira: 08:30 às 20:00
Fins de semana e Feriados: 08:30 às 13:30
Contactos e Local das instalações
Morada: Largo Cândido dos Reis nº17 – 2000 – 241 Santarém
Endereço Eletrónico: [email protected]
Telefone Geral: 243 305 260
(Custo da chamada para rede fixa nacional)
Folheto SAD 2017 para download