Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma Resposta Social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito (Portaria n.º 38/2013 de 30 de Janeiro – Ministério da Solidariedade e da Segurança Social).

Uma das características do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Santarém é garantir, 365 dias por ano, a prestação de cuidados no domicílio promovendo a autonomia dos clientes/utentes, prevenindo situações de maior dependência, cooperando com a família e, outras redes de apoio informal.

Esta Resposta Social tem a sede de funcionamento, no rés-do-chão do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia
de Santarém, situado no Largo Cândido dos Reis.

Funciona em regime diurno todos os dias da semana, incluindo Sábados, Domingos e Feriados, com o seguinte horário:
– De 2ª a 6ª Feira, das 8:30h às 20:00h, com apoio na higiene pessoal do cliente duas vezes ao dia (apoio no deitar e no jantar dos clientes/utentes com maior grau de dependência);
– Aos Sábados, Domingos e Feriados, das 8:30h às 13:30h.
O atendimento social aos clientes e suas famílias efetua-se todas as semanas à 3ª, 4ª e 5ª Feiras.

Com estes horários procuramos ajustar a intervenção social às necessidades dos clientes e assegurar o seu bem-estar, intervindo de forma organizada e com equipas especializadas.

Ao nível da intervenção social em SAD, todas as atividades planeadas são focadas nos clientes/famílias, quer ao nível da prestação de serviços nos domicílios, quer ao nível das atividades socioculturais realizadas com os clientes na perspetiva da promoção da sua autonomia e combate ao isolamento social.
A prestação de serviços resulta da contratualização com o cliente, de acordo com as suas necessidades reais e resume-se nos serviços abaixo mencionados:
• Cuidados de higiene e conforto pessoal;
• Cuidados de imagem;
• Cuidados de apoio na saúde (massagens e pequenos curativos;
• Manutenção da arrumação e limpeza da habitação estritamente necessária à natureza do apoio a prestar e ao conforto do indivíduo;
• Organização e fornecimento de refeições nos domicílios;
• Tratamento de roupas (recolha e entrega).
• Apoio psicossocial;
O Serviço de Apoio Domiciliário pode ainda assegurar:
• O acompanhamento do cliente ao exterior, na ausência da família para esse efeito;
• A aquisição de bens e serviços;
• Atividades de animação e lazer;
• A orientação ou acompanhamento de pequenas modificações no domicílio que permitam mais segurança e conforto ao cliente;

Para além do conjunto de serviços prestados nos domicílios, os clientes desta Resposta Social têm a oportunidade de participar em diversas atividades socioculturais promovidas pela Instituição e/ou em atividades inter-institucionais de acordo com as suas capacidades e os seus gostos, sempre num processo de “Empowerment”.
Todas as atividades socioculturais realizadas com os clientes do Serviço de Apoio Domiciliário, obedecem à programação elaborada pelas Animadoras da Instituição, nomeadamente Centro de Dia e Lar de Idosos ou à programação inter – instituições, organizada pelo GIAS – Grupo Interinstitucional de Apoio a Idoso de Santarém, constituído por 13 Instituições particulares de Solidariedade Social do Concelho e pelo Município de Santarém.

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