EDU-ACTION http://edu-action.eu/
PROJECT PARTNERS http://healtierthanyesterday.jimdo.com/
RESPOND TO YOUR NEETS!
ERASMUS+ – a tool against early school leaving
As principais áreas de intervenção institucional incluem serviços para crianças, jovens, idosos e adultos em situação de doença (crónica) e/ou incapacidade (cuidados de longa duração). A SCMS proporciona ajuda e suporte a indivíduos e famílias, particularmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade de diferentes naturezas. Simultaneamente, nas últimas décadas, a maioria das atividades inscrevem-se nos projetos de luta contra a pobreza e exclusão social. Desemprego, imigração (ilegal), sem-abrigo, toxicodependência, alcoolismo, problemas relacionados com a saúde mental e/ou baixo nível de rendimentos/orçamento familiar são causas frequentes do pedido de ajuda dirigido à Instituição.A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) é uma organização não-governamental dedicada à prestação de serviços de saúde e apoio social desde a sua fundação, em 1500. A SCMS assume como Missão: Agir concertada e integradamente na comunidade que a envolve, melhorando as condições de vida da sua população, prestando, criando e desenvolvendo serviços nas áreas social e de saúde adequados às necessidades das pessoas/indivíduos e promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana. Regendo-se pelos Valores de Justiça, Ética, Solidariedade, Equidade e Qualidade, a SCMS imprime nas práticas quotidianas a Visão que preconiza: ser uma instituição de referência pela qualidade nas áreas social e da saúde a nível local, nacional e transnacional.
O considerável desenvolvimento organizacional que se tem registado é ilustrativo do compromisso da SCMS no que se refere ao atendimento efetivo das necessidades das pessoas da comunidade em que se insere. O número de solicitações aumentou consideravelmente, a heterogeneidade dos contextos de atuação e dos públicos a que se dirige são crescentes, assim as necessidades sentidas são cada vez mais complexas. Como resultado, a SCMS aumentou de forma significativa a sua capacidade de resposta e os tipos de serviços disponíveis. Paralelamente, é agora considerada uma das principais entidades empregadoras do concelho: mais de 220 colaboradores e dezenas de voluntários contribuem diariamente para a prossecução dos valores, visão e missão institucionais. Este dinamismo confere visibilidade e credibilidade à SCMS.
Recentemente, a SCMS abraçou um novo desafio: propõe-se consolidar o seu papel na qualidade de entidade formadora certificada. Após 500 anos de participação proactiva em vários projetos, como líder ou parceiro, a SCMS pretende partilhar a sua experiência e adquirir novos conhecimentos e/ou competências assim como promover reflexões em torno de questões relevantes relacionadas com as suas principais áreas de intervenção. A SCMS tem mantido a capacidade de aprender com a adoção de cada medida inovadora, com cada etapa do seu desenvolvimento organizacional, em cada projeto (aos níveis local, nacional e/ou transnacional) e em cada parceria. O principal objetivo é manter este processo de aprendizagem, mas partilhá-lo com os membros da comunidade, outros prestadores de serviços e/ou outras entidades, no sentido de dotá-los de (novos) conhecimentos e competências que possam contribuir positivamente para a segurança, bem-estar e qualidade de vida da comunidade escalabitana.