Arquivo Histórico

Constituído por acervo documental importantíssimo, onde se encontram alguns códices quinhentistas, o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Santarém integra cerca de dois milhares de Códices e Livros, bem como alguns milhares de documentos avulsos.

São muitas e variadas as referências e citações que ao longo desta obra se fizeram ao Arquivo Histórico e às fontes documentais que aí se guardam. Apesar das vicissitudes dos tempos e da incúria natural a que foram votados os “velhos papéis”, o volume e a qualidade da documentação chegada aos nossos dias, só foi possível com o sacrifício e abnegação de homens que, no passado, souberam preservar e poupar à voragem do tempo estes testemunhos da memória colectiva da vida da Irmandade e da história de Santarém, o mesmo é dizer da história portuguesa. Cabe aqui relembrar com justiça o Cónego Duarte Dias, José Hermidas, Zeferino Sarmento, Adelino Coelho, José Campos Braz e Serafim Grazina Cóias, entre outros.

Concluída a catalogação do acervo documental, constata-se que, no seu conjunto, este Arquivo-Histórico integra cinco fundos arquivísticos diferenciados: o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o Arquivo do Hospital de Jesus, o Arquivo do Hospital de S. Lázaro, o Arquivo do Cónego Dias e o Arquivo do Conselheiro Figueiredo Leal. Os dois últimos por doação expressa à Santa Casa.

Estes fundos, considerando a qualidade e diversidade dos documentos que os integram, constituem um dos mais ricos e completos testemunhos da vida económica e social da região santarena e da vida e administração da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, do Hospital de Jesus, e seus Anexos, e do Hospital de S. Lázaro, desde o reinado de D. Manuel I até ao século XX, para além dos Arquivos particulares já referidos.

O registo informático da nova catalogação e a nova etiquetagem, sem recurso a rótulos colados nas lombadas, utilizando etiquetas pendentes para uma melhor preservação dos livros e códices, alguns datados dos finais do século XV, vai permitir a sua utilização aberta à sociedade em geral e aos meios académicos, em particular, proporcionando um local privilegiado de consulta histórica que urge divulgar.

Para efeitos do registo informático, já se encontra disponível e em utilização, uma base de dados que, depois de concluída, permitirá a sua consulta, de uma forma fácil e prática – para além do eventual suporte em papel – a todo o conteúdo do Arquivo-Histórico.

A base de dados em uso recupera a catalogação antiga, através de uma tabela de equivalência, respondendo com a nova identificação das espécies, quando for caso disso, a citações de obras que tenham utilizado, anteriormente, este Arquivo-Histórico, nomeadamente no que se refere à presente.

A existência de um apreciável número de códices, com capas em pergaminho, cuja sustentação ao «alto», nas estantes, vinha degradando os volumes, aconselhou a sua preservação através da utilização de caixas cartonadas com forro a tecido, executadas na Oficina de Encadernação da Santa Casa, que deu também início a um trabalho sistemático de preservação, recuperação e restauro de todos os livros.

Para os documentos avulsos e pergaminhos, os primeiros em número significativo, para além da sua catalogação e registo, organiza-se também o seu arquivo físico, em caixas apropriadas, por forma a ficarem melhor preservados e a coberto de manipulação menos adequada.

Importa salientar que ficará sempre incompleta a história dos últimos cinco séculos da região santarena, sem a utilização criteriosa deste acervo documental, nomeadamente pelas séries quase completas que disponibiliza, qualquer que seja a vertente escolhida: económica, institucional, social, política ou outra

Possa a presente e futuras Provedorias levar a bom termo a sua conservação e manutenção, colocando ao serviço do mundo académico e de todos os interessados, tão importante testemunho documental do passado.

PARA DAR RESPOSTA ÀS EVENTUAIS SOLICITAÇÕES DOS INVESTIGADORES INTERESSADOS, PROCEDEMOS À CAPTAÇÃO DE IMAGEM DIGITAL DE QUALQUER LIVRO OU DOCUMENTO EXISTENTE NESTE ARQUIVO, A QUAL SERÁ DISPONIBILIZADA EM FORMATO *.PDF, FACILITANDO-SE ASSIM A DIVULGAÇÃO E UTILIZAÇÃO DESTE IMPORTANTE ACERVO DOCUMENTAL.

* O acesso ao Arquivo Histórico para qualquer consulta ou visita, deve fazer-se mediante pedido de autorização prévia dirigido ao Provedor através do endereço: [email protected]

Clique aqui  para ver um exemplo