D’AR-TE

D’AR-TE

D’AR-TE resulta de um projeto desenvolvido com o apoio do Portugal Inovação Social e POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, em que se procurou capacitar a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém envolvida nesta iniciativa, nos domínios de Modelo de Criação de Valor; Avaliação de Impacto; Marketing, Comunicação e Angariação de Fundos, com o intuito de aferir a sustentabilidade e exequibilidade do Projeto D’AR-TE, que conta também com o apoio de investidores sociais públicos e privados da região.

O projecto D’AR-TE é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) reconhecida pela Estrutura de Missão PORTUGAL Inovação Social. ​

A D’AR-TE tem como objetivo geral contribuir para a prevenção de situações de (re)incidência da agressão através da promoção de competências (capacitação/empowerment) pessoais, da socialização interpessoal e do fomento das relações.

Pretende ser, inovadora na forma como combate este problema social, pois sustenta-se na diferenciação do que já é praticado pelas entidades de acolhimento ao abrigo do DL 164/2019 de 25 de Outubro.

A D’AR-TE é uma iniciativa piloto intervindo na individualidade das crianças e jovens, com recurso à integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação holistica (JUDO, ARTES, REALIDADE VIRTUAL), que visam a promoção de fatores protetores que previnem e minimizam comportamentos de risco e situações de agressão, contribuindo assim para o fomento de competências pessoais, de socialização interpessoal e de estímulo das relações.

Damos uma resposta integrada e integradora, potenciada, dentro da Casa de Acolhimento, com técnicos especializados, com base numa abordagem multidimensional.