Capacity Building Youth
Site do Projeto:
http://edu-action.eu/
INFORMAÇÕES GERAIS:
Considerando a meta estabelecida no âmbito da estratégia Horizonte 2020, que perspetiva reduzir o Abandono Escolar na Europa para valores inferiores a 10%, o Projeto “Edu-Action” visa fomentar a cooperação e a partilha de experiências entre organizações de diferentes regiões do Mundo que trabalham nos domínios da Infância e Juventude. A Misericórdia de Santarém teve o privilégio de ser convidada a integrar este projeto de parceria transnacional, considerando não apenas a sua atividade interventiva (serviços de Infância e Juventude com modelos pedagógicos adequados às necessidades das crianças e jovens, complementares ao papel de outros agentes educativos e valorizadores do papel da Escola), mas também as responsabilidades atribuídas ao nível da Rede Social concelhia (nomeadamente, a representatividade no núcleo executivo do CLASS e na CPCJ) e nos atuais projetos de parceria com particular incidência em territórios socioeconomicamente desfavorecidos (CLDS 3G e Oficina da Prevenção).
Países parceiros:
- Per Esempio (Itália) – entidade coordenadora
- Fekete Sereg Ifjusagi Egyesulet (Hungria)
- Future au Présent (Senegal)
- Jeevanrekha Parishad (India)
- Santa Casa de Misericórdia de Santarém (Portugal)
- Fundación Aprendizaje en Acción (Bolívia).
Principal atividade do projeto:
Do conjunto das atividades a desenvolver, destaca-se o intercâmbio de (dois) técnicos das organizações parceiras no sentido de viabilizar experiências in loco facilitadoras da reflexão sobre estratégias e metodologias de intervenção consideradas adequadas aos desafios impostos na resposta ao fenómenos de abandono, absentismo e/ou insucesso escolar, muitas vezes associados a contextos de pobreza e/ou exclusão social.
O intercâmbio de técnicos está previsto decorrer entre Fevereiro e Março de 2017. A partilha de experiências emergentes do intercâmbio de técnicos será determinante na construção do produto final do projeto: um manual de boas práticas, que será disponibilizado gratuitamente a nível internacional.
Os técnicos da equipa portuguesa serão recebidos pelas organizações do Senegal e da India e a Misericórdia de Santarém acolherá um técnico senegalês e outro indiano.